ITM Empreendimentos

RI 005/2023 – R-02-10.913

A cidade de Bananeiras tem muita história para contar, e muitas delas são relacionadas aos engenhos da região. A tradição da região na produção de cachaça já alcançou fama mundial, e você pode desfrutar desse patrimônio brasileiro pessoalmente, visitando os engenhos do brejo! Nesse post, vamos te apresentar três dos mais conhecidos:

Engenho Goiamunduba

O Engenho Goiamunduba produz desde 1854 a famosa cachaça Rainha, que é do tipo branca, artesanal, produzida apenas com métodos naturais e cana-de-açúcar do próprio engenho, sem o uso de pesticidas. Muitos dos atuais funcionários do engenho são descendentes de antigos colaboradores do local, o que torna as visitas guiadas ainda mais ricas. As visitas contam com a explicação de um especialista, que leva para conhecer a propriedade e os equipamentos utilizados na produção da Rainha. A visita a loja de souvenirs é parada obrigatória para adquirir lembranças e presentes dessa deliciosa visita.
– Município: Bananeiras – PB
– Telefone: (83) 99979-5978
– Contato: cachacarainha@hotmail.com
– Facebook – cachacarainha | Instagram – cachacarainha

Engenho Martiniano

O Engenho Martiniano está localizado há 20 minutos de Bananeiras, e é responsável pela produção da Cachaça Cobiçada, armazenada em barris de umburana, e seguindo a receita da família. O lugar de 318 hectares é cheio de memórias: desde o casario colonial, até a capela onde foram enterrados os fundadores do Engenho, o Engenho Martiniano funciona desde 1892 e já ganhou medalha de ouro em concursos de melhores destilados do Brasil. A visita conta com degustação, passeio pela propriedade e visita à loja de souvenirs.

– Município: Serraria – PB
– Localização: Rodovia PB 85, Km 2
– Contato: (83) 9 9941-5649 / 9 9670-2886
– Instagram: cachacacobicada

Engenho Baixa Verde

O Conjunto Arquitetônico do Engenho Baixa Verde, em Serraria-PB, foi tombado por sua importância cultural para o Estado da Paraíba. Preservando até hoje o casario colonial, a capela, a casa de hóspedes e a senzala, a visita nos leva ao passado e nos faz entender ainda mais sobre a história da região. A propriedade está inserida em local de preservação ecológica, e fica próxima a Mata do Grilo. A visitação conta com uma encenação teatral de cena de época, degustação de cachaça e outros produtos produzidos no engenho, como rapadura, mel e queijos.

– Município: Serraria – PB
– Facebook: EngenhoBaixaVerde / Instagram: engenhobaixaverde
– Contato: (83) 99918-9693

Imagine viver no coração de tanta tradição!

O que você acha de montar um roteiro para visitar cada um desses locais tão importantes para a história da Paraíba, e ainda se deliciar com as produções artesanais dos nossos engenhos?

Bananeiras é a combinação perfeita entre o tradicional e o moderno. A cidade soube se reinventar e virar uma das maiores rotas turísticas da região, sem perder a sua essência. Você pode desfrutar disso e muito mais na tranquilidade e serenidade do Ville Vert. Pensado para ser um verdadeiro refúgio em meio à natureza, o Ville Vert inspira qualidade de vida. Descubra como viver em paz todos os dias.

Para saber mais, clique aqui e converse com nossos consultores.